Toropi vai homenagear a Pátria e o Rio Grande do Sul em um único desfile, neste domingo. O Desfile Cívico e Tradicionalista começa às 9h, no centro da cidade.
O evento contará com a representação dos tradicionais Grupos de Mulheres e do recém-criado Grupo de Jovens Rurais. A Emater/RS-Ascar apoia a iniciativa, que tem o objetivo de dar visibilidade às atividades desenvolvidas pela agricultura local, a fim de incentivar a valorização e a permanência da população no meio rural. A Emater levará alguns trabalhos desenvolvidos pelas mulheres rurais em jardinagem, reaproveitamento de pneus, descarte e reciclagem de materiais.

Criado em 2016, o Grupo de Jovens Rurais que desfilará neste domingo tem como meta promover a sucessão das famílias rurais no setor produtivo, a fim de diminuir as cifras de êxodo rural e dar continuidade à agricultura familiar. Integrado atualmente por cerca de 20 jovens, o grupo foi criado a partir do Programa de Juventude Rural, em uma parceria entre a Emater e a prefeitura de Toropi, além de escolas e outras instituições locais. As principais atividades desenvolvidas são excursões para conhecer propriedades com diferentes tipos de produção, como também universidades e feiras de exposições, além de dias de campo em escolas da região e promoção de jantares a partir de ingredientes produzidos nas propriedades rurais.
Antigo pavimento da ponte de Jaguari será substituído
– A ideia do grupo de jovens é buscar alternativas de permanência no meio rural, tendo em vista a realidade das propriedades agrícolas brasileiras, em que os pais acabam envelhecendo e os filhos, muitas vezes, vão para as cidades para estudar ou trabalhar e não conseguem dar sucessão ao trabalho no campo. Ademais, além do fortalecimento da agricultura familiar, os jovens buscam maior qualidade de vida, por meio da diversidade produtiva, da cultura e do lazer – explica o extensionista do Escritório da Emater/RS-Ascar de Toropi, técnico agrícola Ezequiel Silva da Silveira.
Maior visibilidade aos trabalhos no campo
Com o desfile, os grupos de jovens e de mulheres buscam reconhecimento e visibilidade em relação aos trabalhos que vêm sendo realizados. Segundo Silveira, a Emater espera mostrar que o município de Toropi, que é basicamente agrícola, ainda possui muitos jovens interessados em continuar no meio rural, “produzindo, tendo sua própria renda, com qualidade de vida, que é o mais importante”.
Emater promove seminário de capacitação para indígenas e artesãos
– Também objetiva promover o empoderamento da mulher rural e mostrar que ela está muito presente na sociedade e, muitas vezes, atua como protagonista na promoção de iniciativas para o meio rural – diz.
* C0m informações da Emater/RS-Ascar